Unipi realiza primeira reunião do ano para discutir assuntos importantes referentes aos municípios da região de Irecê

"Vamos fazer outras reuniões abertas à sociedade, com o objetivo de somar forças nesta luta” - disse Rose Dourado

Nesta segunda-feira (18), aconteceu a primeira reunião do ano da Associação dos Municípios da Microrregião de Irecê (Unipi). Participaram da reunião, além dos Prefeitos associados, Elmo Vaz de Irecê, Djalma (Ju), de Tapiramutá, Hailton Dias de Jussara e Fredson Souza de Mulungú do Morro, o prefeito Ricardo Rodrigues, presidente do Consórcio de Saúde, Joelson Matos, representando o prefeito de São Gabriel e presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável(CDS), Hipólito Rodrigues, o Superintendente regional da Embasa, Raimundo Neto, o gerente regional da instituição em Irecê, Odirlei Rocha, o diretor do Hospital Regional de Irecê, Ivanildo Oliveira, secretários municipais, além dos secretários de Assistência Social dos municípios associados, que foram pedir apoio a Unipi para juntos lutarem pelos repasses estaduais da Assistência Social.

A Presidente da Unipi, Rose Dourado destacou a importância da reunião, e o empenho dos Prefeitos na busca de benefícios para os municípios da região “Fico feliz em reunir tantas pessoas para discutir assuntos tão importantes para os nossos municípios . Vamos fazer outras reuniões abertas à sociedade, com o objetivo de somar forças nesta luta”, explica

Durante a reunião, a secretária de Assistência Social de América Dourada, Ediana Castro, foi escolhida pelos outros secretários dos municípios associados, para falar representando a classe, sobre a falta de repasses estaduais para a Ação Social. Durante a reunião, os secretários pediram a parceria da Unipi para formalizar um documento, e levar até o Governo do Estado, através dos municípios e também através da Assembleia Legislativa “A Assistência Social é inclusão, garantia de direitos, e muitos avanços na emancipação dos cidadão. Precisamos lutar juntos para garantir os nossos direitos e conseguir garantir serviços essenciais como o CRAS por exemplo. As Políticas públicas têm feito uma grande diferença na vida das pessoas e não vamos deixar de lutar em prol das pessoas que mais precisam”,

O diretor técnico do Hospital Regional de Irecê, Dr. Mário Dourado Sobrinho, conversou com os presentes, sobre os atendimentos realizados mensalmente pela unidade hospitalar, e convidou os prefeitos e demais autoridades para visitarem o Hospital e tirarem qualquer dúvida sobre os internamentos “ Vinte municípios da região compactuaram com o Hospital de Irecê, e por isso estamos aqui conversando sobre as nossas dificuldades e fazendo também um convite público aos prefeitos e representantes, para acompanhar de perto as nossa atividades”, diz.

Segundo Ivanildo, o hospital conta hoje com 120 leitos, mas em breve com a reforma e ampliação do Hospital, terá cerca de 180 leitos, o que vai melhorar o atendimento, inclusive de oncologia e hemodinâmica “ São 12 mil pacientes regulados por mês, e essa tendência é aumentar após a reforma. Essa relação mais próxima entre os prefeitos, secretários e hospital, certamente será muito importante ”, explica.

Ricardo Rodrigues, prefeito de Lapão, e presidente do Consórcio de Saúde da Região, falou dos números do último mutirão de ortopedia, e destacou a importância dos mutirões para melhorar o atendimento em Saúde na nossa região “Neste último mutirão fizemos 1.786 atendimentos ortopédicos, entre consultas médicas, ressonâncias e ultrassons. Muitos pacientes já saíram com o medicamento em mãos. Serão realizados quatro mutirões de Saúde no ano, com o objetivo de reduzir as filas que temos nos municípios. Esse evento é muito importante para a nossa saúde , e até serviu de modelo para o Governo do Estado”, diz

Raimundo Neto superintendente da Embasa,falou sobre a importância dos municípios, regularizarem a prestação de serviços da embasa, e se colocou a disposição para receber os prefeitos, através do Consórcio de Desenvolvimento (CDS) “Estive com o presidente do consórcio Hipólito semana passada e hoje vim reforçar a pauta aqui na reunião da Unipi. É fundamental que os prefeitos se empenhem nesta demanda”, diz.

Ao final da reunião, a Presidente da Unipi, Rose Dourado, agradeceu a presença de todos, falou sobre as próximas reuniões da Unipi, e sobre as ações de planejamento da instituição para 2019 “No início de Março faremos mais uma reunião ordinária com os prefeitos para tratar sobre o planejamento de ações para 2019, e outra reunião extraordinária, com as primeiras damas para estreitar essa relação tão importante. Queremos trabalhar juntos em prol dos municípios do nosso território”, ressalta.

As informações são da Ascom/Unippi

Artigos relacionados

© Copyright Caraíbas FM - Rede Caraíbas de Comunicação 2019. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Agência UH!
Fechar