Eleição do PT em Salvador é vitória dos movimentos sociais, diz deputado Jacó
O deputado estadual Jacó (PT) afirmou que a eleição de Ademário Costa e Iracema Moura para a presidência do Diretório Municipal de Salvador é a vitória dos movimentos sociais. “Ademário é um cientista político, negro e militante oriundo do movimento estudantil. Cema, uma professora da rede pública e líder do movimento de luta por moradia, o MSTS. Juntos eles terão a responsabilidade de dirigir o PT nos próximos quatro anos”.
Jacó comentou o segundo turno das eleições do PT, ocorrido no domingo, na sessão ordinária da Assembleia Legislativa da Bahia desta segunda-feira (23). Disse que a tarefa do Partido em Salvador, agora, é ampliar sua presença na Câmara Municipal e discutir um projeto para as eleições de 2020. “Não apenas um nome (de candidato), mas um projeto de cidade inclusiva, democrática e antirracista; significa empoderar o povo negro para debater educação, saúde e segurança pública a partir do olhar dos que vivem na periferia e à margem do poder”.
O primeiro e segundo turno das eleições internas do PT (PED) levaram às urnas em todo o Brasil milhares de militantes, outro ponto destacado por Jacó em sua fala. Às mulheres, os elogios foram grandes: “Deram um espetáculo na Bahia”. Nos municípios de Medeiros Neto e Guanambi, respectivamente, venceram Cida e Valda. Em Itabuna, Miralva ficou em segundo lugar por uma diferença de apenas 11 votos num total de 1372.
“Houve um comparecimento histórico nesse PED. Essas eleições reafirmam o brilho do nosso Partido, a força da esquerda no Brasil e do nosso líder maior, o ex-presidente Lula”, encerrou Jacó. Em Salvador, segundo dados divulgados pelo PT, Ademário Costa teve 1.767 votos (50,8%) contra os 1.711 de Gilmar Santiago (49,2%).
No começo de agosto, Ademário, Iracema e Hamilton Menezes resolveram unificar as três chapas em torno de uma candidatura única ao Diretório do PT em Salvador, e ficou decidido que a presidência será revezada por Ademário (2020 e 2021) e Iracema (2022 e 2023). Na reta final das eleições, eles receberam o apoio da professora Edenice Santana.
Fonte: Ascom – Deputado Jacó