Deputado Jacó sugere ao Governo compra de produtos da agricultura familiar em razão da Covid-19
Parlamentar justifica também que queda na atividade produtiva afetará pequenos produtores.
Um dos setores mais pujantes da economia baiana, a agricultura familiar é responsável por quase 80% do que chega às nossas mesas. Em tempos de coronavírus, mulheres e homens que trabalham no campo estão apreensivos, e foi pensando nesse público que o deputado estadual Jacó (PT) levou à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia, semana passada, projeto que sugere ao Governo do Estado a compra de produtos advindos desse setor.
No projeto que dispõe sobre compras emergenciais de produtos oriundos da agricultura familiar, da produção agroecológica e da produção de orgânicos, no Estado da Bahia, em virtude da Covid-19, Jacó explica que essa é uma política que poderá se tornar permanente, após serem ouvidas as entidades ligadas ao setor e à Assembleia Legislativa.
“Esse projeto tem por objetivo apoiar os agricultores familiares diante da crise que todos os setores produtivos estão atravessando em virtude da pandemia do coronavírus”, afirma o deputado, que preside a Frente Parlamentar de Agricultura Familiar da Alba.
Jacó também justifica que a queda na atividade produtiva afetará principalmente os pequenos produtores, “que com pouco ou nenhum capital de giro, necessitam de recurso para tocarem sua produção, e as compras emergenciais que forem realizadas pelo Governo do Estado têm de ter um olhar especial para esse setor fundamental para a economia da Bahia”. A Bahia é o Estado com o maior número de agricultores/as familiares do país, tendo mais de 700 mil de propriedades rurais.
As informações são da Ascom do Deputado Jacó