Incêndio florestal nos limites de Morpará e Xique-Xique é controlado
Os focos de incêndio na vegetação começaram na cidade de Barra, que fica no oeste da Bahia, mas na quarta-feira (30), chegaram aos limites dos municípios de Morpará e Xique-Xique.
O incêndio florestal que atingiu os limites do município de Morpará, próximo à divisa com Xique-Xique na Bahia, foi extinto nesta quinta-feira (1º). A informação é do Corpo de Bombeiros, que atuou no local.
Os focos de incêndio na vegetação começaram na cidade de Barra, que fica no oeste da Bahia, mas na quarta-feira (30), chegaram aos limites dos municípios de Morpará e Xique-Xique.
Durante esta quinta-feira, os bombeiros militares monitoraram toda área, a pé e com a utilização de drones para que pudessem encontrar possíveis pontos de calor, o que não foram visualizados. As equipes vão permanecer monitorando a região, para extinguir possíveis retomadas das chamas.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, nesta quinta-feira, o incêndio continua em Barra. Os bombeiros especialistas em combate a incêndios florestais identificaram vários focos na área que é realizado o combate, a menos de 5 Km do Rio São Francisco. Na sexta-feira (2), está previsto que os bombeiros permaneçam no mesmo local, dando seguimento às ações iniciadas.
Segundo dados do Climatempo, nesta sexta-feira, a temperatura deverá chegar a 37°C e a velocidade dos ventos em torno de 32 km/h. Uma das maiores dificuldades encontradas pelos militares é com o uso indiscriminado do fogo pela população daquela região, feito principalmente para limpeza de terreno, o que pode acabar fazendo com que a pessoa perca o controle das chamas e cause, assim, novos incêndios, visto que o vento na área é muito forte e esse material pode ser projetado a muitos metros de distância, causando incêndios em pontos diferentes., informou o Corpo de Bombeiros.
Ainda na Bahia, só que na cidade de Barreiras, um incêndio atinge a vegetação nativa da Serra da Bandeira, que fica ao redor do município. Nesta quinta-feira, na serra, a queimada completou três dias e se agravou por causa do calor e dos ventos fortes na região. Não há registro de feridos e nem informações sobre o que causou o incêndio.