ACM Neto chama polêmica da autodeclaração de “fake news”: “Isso me revolta”
Candidato sobiu o tom contra adversários.
Em vídeo divulgado nas redes sociais na tarde desta sexta-feira (23), o candidato ao Governo do Estado, ACM Neto (União), voltou a se manifestar sobre a polêmica envolvendo a sua autodeclaração étnica. Em um vídeo onde o ex-prefeito de Salvador sob o tom contra os seus adversários e chama de “fake news” que ele teria feito bronzeamento artificial, Neto apontou “hipocrisia” daqueles que estão te atacando usando o tema.
O candidato ao Palácio de Ondina afirmou que tem percorrido toda a Bahia debaixo de sol e criticou quem tem feito sátiras com esta situação. Neto também lembrou que em 2016, quando se candidatou para a Prefeitura de Salvador, também se autodeclarou pardo.
“Em 2016, quando fui candidato a prefeito e não havia fundo eleitoral, minha autodeclaração foi como pardo. Muito antes disso, quando emiti o meu documento de identidade, fui declarado pardo pelo Instituto Pedro Mello. Agora, meus adversários estão querendo desviar o foco criando mentiras a meu respeito”, disse.
“É um absurdo. Eu não aceito esse tipo de coisa. Quem vê a minha agenda pode ver. Todo dia estou em caminhadas e carreatas tomando sol na cabeça”, reagiu. “Isso me revolta”, continuou.
Citando o governador Rui Costa (PT), o seu principal adversário Jerônimo Rodrigues (PT), o vice e presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Júnior (MDB), o ex-prefeito afirmou não ter diferença na cor dele e dos citados. Já quando falou dos deputados Alice Portugal (federal) e Rosemberg Pinto (estadual), Neto apontou contradição da autodeclaração. Portugal e Pinto, que é líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), mudaram as respectivas declarações de cor.
“Na eleição não vale tudo, não vale mentira. Não vamos espalhar fake news”, disse, ao final da gravação.