‘Lula só tem narrativa de ser pai dos pobres’, diz João Roma, ex-ministro de Bolsonaro

“Fome existe no mundo todo ao longo da história".

O ex-ministro da Cidadania, deputado João Roma (PL-BA), entoa o discurso do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao minimizar o cenário de aumento da fome no Brasil e acusa o PT de criar uma narrativa para tentar desgastar o atual governo.

“Fome existe no mundo todo. Daqui a pouco eu vou ter fome, você vai ter fome. A gente está falando de pessoas que vão ter fome e não vão ter como matar essa fome”, disse Roma, em entrevista à Folha.

“O que eu estou dizendo é que o PT não pode acusar Bolsonaro de ter ampliado a fome, porque ele simplesmente triplicou os recursos sociais. Isso foi por uma quantidade muito maior de pessoas.”

Segundo relatório das Nações Unidas, divulgado em julho, no Brasil, 61,3 milhões (cerca de 3 em cada 10 habitantes) convivem com algum tipo de insegurança alimentar, dos quais 15,4 milhões em insegurança alimentar grave, passando fome, de 2019 e 2021.

Roma rechaça críticas ao Auxílio Brasil, diz que a iniciativa atua junto com outras políticas públicas, e atribui ao programa a melhora na avaliação do governo Bolsonaro nessa reta final. Para ele, Lula tenta propagar a tese de que é o “pai dos pobres”, enquanto a população sentiria uma melhora no bolso com o atual benefício.

“Quanto mais tempo demorar e o PT ficar batendo nisso aí, mais tempo as pessoas vão refletir sobre isso e vão ver que hoje a realidade é diferente.”

Falar a verdade nunca atrapalha. O PT mais uma vez busca uma narrativa, dizer que o Brasil voltou ao mapa da fome, que não é verdade. Houve na semana retrasada uma reunião da FAO, que é justamente o organismo que trata disso, e não está no relatório que o Brasil retornou o mapa da fome.

No relatório da FAO tem um detalhe, ele fala qual foi o motivo do aumento da insegurança alimentar: consequência da pandemia e da Guerra [da Ucrânia]. Não está dizendo que foi a ausência de política pública. Então é importante colocar isso com clareza para não ficar simplesmente guerra de narrativa.

 

Artigos relacionados

© Copyright Caraíbas FM - Rede Caraíbas de Comunicação 2019. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Agência UH!
Fechar