Como foram as posses de Lula e Bolsonaro? Compare em imagens
Além de sua mulher, Michele, ex-presidente levou consigo o filho Carlos Bolsonaro.
A posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) neste domingo suscitou comparações nas redes sociais com a cerimônia do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ocorrida há quatro anos, em 2019. Entre as diferenças apontadas, além da ausência do antecessor no cargo, já que diferentemente de Michel Temer, Bolsonaro decidiu não passar a faixa presidencial ao seu sucessor, estão a presença de representantes da sociedade civil na subida da rampa e a realização de shows após a posse.
No Rolls Royce presidencial, neste domingo, Lula estava acompanhado da primeira-dama, além de Geraldo e Lu Alckmin. Bolsonaro, por sua vez, desfilou no mesmo carro, mas com outra companhia. Além de sua mulher, Michele, o então presidente levou consigo um de seus filhos, o vereador Carlos Bolsonaro, no banco de trás.
Nas imagens, uma diferença que se destaca nas fotos da posse do petista é a ausência de seu antecessor no cargo, enquanto Bolsonaro, por sua vez, contou com a presença do ex-presidente Michel Temer, conforme a tradição do evento. Para momentos como a entrega da faixa presidencial, Lula encontrou substitutos.
Na subida na rampa do Planalto, por exemplo, o petista estava acompanhado de oito representantes do povo, além de Janja, Geraldo Alckmin, Lu Alckmin e da cachorrinha Resistência. Há quatro anos, Bolsonaro subiu a mesma rampa, mas acompanhado apenas da mulher, Michele, e de Mourão e sua companheira.