Irecê confirma primeiro caso de dengue neste ano
Mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, também transmite Zika e Chikungunya.
O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen/BA) confirmou, nesta sexta-feira (3), o primeiro caso de dengue em Irecê no ano de 2023. O resultado chegou no mesmo dia em que a equipe médica da UPA registrou a entrada de dois pacientes com sintomas graves da doença.
Todas as evidências aliadas ao período do ano, com muito calor e umidade, colocaram a cidade sob alerta máximo. O aedes aegypti, transmissor da dengue, também transmite Zika e Chikungunya.
Para segurança da sua família e de toda comunidade, não se esqueça de eliminar possíveis criadouros da sua casa. De acordo com o Ministério da Saúde, as residências concentram 80% dos focos do mosquito transmissor. Portanto, é muito importante realizar a inspeção diária no seu domicílio e no quintal. Mantenha a lixeira bem fechada e não descarte entulho em terrenos baldios. Além disso, não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje ou em calhas. E lembre-se de encher com areia até a borda pratinhos de plantas e mantenha bem tampados tonéis, barris e caixas para armazenamento de água.
Aproveite para conservar com seus amigos e vizinhos sobre a importância da prevenção e, caso sinta qualquer sintoma, procure imediatamente a unidade de Saúde mais perto de você.