Prefeitura de Barra do Mendes reforça campanha para vacinação contra influenza
Campanha segue até o dia 30 de abril, inclusive, na zona rural do município.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começou na última segunda-feira (10). Segundo o Ministério da Saúde, a meta é vacinar, até 31 de maio, pelo menos 90% do público prioritário para a imunização, que soma 81,8 milhões de pessoas. Entre os alvos da campanha estão pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a cinco anos de idade, trabalhadores da saúde, professores, gestantes e puérperas.
Atendendo a recomendação do Ministério da Saúde, a partir desta terça-feira (11) a Prefeitura de Barra do Mendes – por meio da Secretaria Municipal da Saúde – mobilizou toda a equipe de saúde do município para facilitar o acesso da população às vacinas contra a influenza.
De acordo com o prefeito Tonho de Napo, para garantir o funcionamento do PSF da sede, uma equipe da pasta da saúde será remanejada na unidade de saúde. O espaço vai funcionar de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h. “A intenção é realizar uma melhor abordagem, visando abranger ainda mais a cobertura vacinal no município. Estamos estudando a possibilidade de levar, também, os imunizantes contra a covid-19, pois queremos garantir o acesso dos pacientes que porventura tenham dificuldades de chegar aos postos”, explica o prefeito.
Também fazem parte do público prioritário povos indígenas, ribeirinhos, quilombolas, profissionais das forças de segurança e salvamento, militares, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, profissionais do sistema penitenciário, pessoas privadas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas.
Conforme a Secretaria Municipal da Saúde, a campanha de vacinação vai acontecer até o da 30 de abril, inclusive, em todas as comunidades rurais do município de Barra do Mendes