Prefeitura de Barra do Mendes convoca criadores para vacinação contra febre aftosa no município
Imunização é obrigatória e os pecuaristas têm até o dia 31 de maio de 2023 para efetuar procedimento.
A Prefeitura de Barra do Mendes, através da Secretaria Municipal da Agricultura, iniciou no dia 1º de maio, a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no município. A campanha é uma iniciativa estadual efetuada e coordenada pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia – Adab.
Um dos principais objetivos da ação é incentivar a imunização de bovinos e bubalinos em todo o território barramendense. A vacinação é obrigatória e os pecuaristas têm até o dia 31 de maio de 2023, para proteger seus rebanhos contra a doença. Neste período os rebanhos bovino e bubalino, de todas as idades, devem ser imunizados contra a doença.
Em caso de dúvidas, os criadores devem entrar em contato com a Secretaria Municipal da Agricultura de Barra do Mendes, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Febre aftosa
A febre aftosa é uma enfermidade altamente contagiosa transmitida pelo contato com animais doentes ou por meio de secreções e utensílios usados no manejo desses animais. Outras formas de contaminação podem ser pelas fezes, saliva ou leite. A doença prejudica a renda dos criadores de animais e pode ser fatal para o rebanho.