Central: Agricultores familiares participam de seminário sobre manejo da cadeia produtiva
Prefeitura se dispôs a incentivar e apoiar os produtores do município.
A Prefeitura de Central, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Cultura e Turismo, e em parceria com o Comitê das Associações de Central (COMAC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), realizou na sexta-feira (12), um Seminário para produtores da agricultura familiar. Participaram do evento, o prefeito de Central, José Wilker, o Coordenador do regional do Senar, Cleiton, o presidente dos Produtores Rurais de Irecê, João Gonçalves entre outros.
“Estamos dispostos a apoiar os agricultores e vamos incentivar o cultivo e o manejo de cada cadeia produtiva” disse Dr. Iko Maciel.
Presente no Seminário, o Banco do Nordeste, representado pelo Gerente da Carteira do PRONAF, Marcos Oliveira, que apresentou as linhas de créditos para os produtores da agricultura familiar e frisou a importância de bons projetos que tenham capacidade de pagamento.
O representante do Senar explanou sobre a Assistência Técnica e Gerencial por dois anos para cadeias produtivas como a Mandiocultura, Olericultura, Fruticultura, Gitoado de Leite, Caprinovinocultura e Apicultura.
Os anfitriões Franscisco Alencar (COMAC) e José Orlando, Secretário Municipal da Agricultura, falaram da disponibilidades de maquinários para apoiar a cadeia produtiva, do Projeto Reniva, com a distribuição de mudas de cinco variedades de mandioca e da integração com as Associações, com o desenvolvimento de projetos juntamente com a gestão municipal.
Também estiveram presentes Oberdan Nunes, projetista da ONS – Projetos Agropecuários e Ambientais, a COAGROSE – Cooperativa Agroindustrial do Sertão, com o Diretor Presidente Reinaldo Almeida, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Central, o Presidente Givanilton, Presidentes de Associações, além dos vereadores Valdir Belarmino, Valdir Martins, Nei do Caroá, Secretário Ednaldo Xavier e produtores rurais