Operação erradica 130 mil pés de maconha em Xique-Xique e outras cidades baianas
Ação conjunta envolveu Polícia Federal, Cipe/Semiárido, Graer, e Bombeiros Militares da Bahia
Uma ação da Polícia Federal em conjunto com a Cipe/Semiárido, Graer, e do 9° Batalhão de Bombeiros Militar da Bahia – erradicou 130 mil pés de maconha em Xique-Xique, no Centro Norte; em Sento Sé e Abaré, no Norte baiano, além de Cabrobó, cidade pernambucana que faz divisa com a Bahia. Além da plantação, os agentes apreenderam 60 kg de maconha já pronta para o consumo e outros 40 kg de sementes da erva.
As ações ocorreram entre os dias 24 de agosto até esta quinta-feira (31) e contaram com cerca de 60 policiais. A operação ocorreu em três fases (levantamento, percursora e deflagração). Três pessoas foram presas.
Segundo a Polícia Federal, o ciclo produtivo da maconha é monitorado pelos policiais federais e novas ações devem ocorrer no período próximo à colheita da planta, o que evita a finalização do cultivo. Cerca de 60 policiais da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe/Semiárido, ) e do Grupamento Aéreo da PM, além de integrantes das PF e PRF realizaram o levantamento das informações e o combate aos grupos que plantam a droga nas cidades de Abaré, Sento Sé, Xique-Xique e na cidade de Cabrobó, no estado de Pernambuco.
A PF afirmou ainda que as ações agem para com foco no desabastecimento dos pontos de venda de droga no estado, como no Nordeste, evitando a escalada da violência tais como: roubos, furtos, homicídios, latrocínios, guerra pelo domínio dos territórios de drogas, dentre outros crimes.