Incêndio destrói mata e sítios arqueológicos em Morro do Chapéu
Brigadas voluntárias reclaram da falta de equipamentos necessários.
Bombeiros militares e brigadistas voluntários tentam controlar incêndios em três áreas de preservação ambiental no município de Morro do Chapéu, nesta segunda-feira (23).
As chamas atingiram as regiões de Passagem Velha, Vila do Ventura e Povoado das flores, local onde a equipe de Bombeiros Civis de Morro do Chapéu (CBCMC), brigadistas voluntários e bombeiros militares ainda trabalham para conter o incêndio, que insiste em reacender.
As equipes voluntárias reclamam da falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), aviões e helicópteros para auxiliar no processo de combate aos incêndios.
O presidente da Cooperativa de Bombeiros de Morro do Chapéu, Lucas Oliveira Cortes, relatou preocupação ao testemunhar a magnitude que os incêndios alcançaram. “Neste ano passamos por situações complicadas em relação aos incêndio florestais em nosso município”, revela o agente.
“Muitas áreas de preservação muito próximas a cachoeiras, pinturas rupestres e pontos turísticos foram afetadas. Para nós, é muito triste ver locais tão belos sendo derretidos pelo fogo”, lamenta Lucas.
Até o momento, as chamas já destruíram importantes áreas de Mata Atlântica e sítios arqueológicos. As brigadas voluntárias, que receberam apenas o fardamento do governo estadual, declaram a necessidade urgente de coturnos, luvas, óculos e outros materiais essenciais para a execução mais eficaz do trabalho de contenção dos incêndios.