Tecnologia de reprodução de peixes fomenta cadeia da piscicultura e repovoamento em Xique-Xique

Cerca de 6 milhões de peixes produzidos pelo Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique (BA) foram introduzidos na economia baiana e nas águas da bacia hidrográfica do rio São Francisco nos últimos quatro anos. Essa foi a contribuição do centro de aquicultura da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para o repovoamento da bacia e para fomento à piscicultura no médio São Francisco baiano.

Somente para o estímulo à piscicultura, foram produzidos 3,7 milhões de alevinos. Mesmo no auge da pandemia de Covid-19, nos anos de 2020 e 2021, o trabalho de fomento à piscicultura como atividade econômica não parou. Nesse período, foram destinados mais de 2,1 milhões de peixes para repasse a projetos piscícolas na área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Companhia, com sede em Bom Jesus da Lapa (BA).

O resultado desse trabalho é o fortalecimento da cadeia produtiva, que é comemorado pelos integrantes da atividade, conforme destaca Claudemir Pereira Brito, presidente da Central das Associações do Projeto Agro-extrativista São Francisco, com sede em Serra do Ramalho (BA). “Por meio do repasse de alevinos, a Codevasf tem nos proporcionado a geração de trabalho e renda com o fortalecimento da cadeia produtiva da piscicultura em nossa região. A cada ano que passa, nossa atividade cresce cada vez mais com esse suporte fundamental. Somos mais de vinte produtores em cada comunidade, que vêm recebendo periodicamente os alevinos”, afirmou.

Uma parte da produção do centro de aquicultura também é destinada às atividades de pesquisa realizadas na unidade em parceria com importantes instituições, como a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano). A unidade da Codevasf funciona como um centro científico e tecnológico que desenvolve projetos de pesquisa e produção para auxiliar as ações de revitalização da bacia hidrográfica do rio São Francisco em território baiano. Para isso, foram produzidos e destinados mais de 13 mil exemplares de peixes no período de 2020 a 2023.

Artigos relacionados

© Copyright Caraíbas FM - Rede Caraíbas de Comunicação 2019. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Agência UH!
Fechar