Irecê: Prefeitura lança Carteirinha Especial para Autista
Documento é gratuito e pode ser solicitado de forma prática e segura por meio de formulário digital.
Referência para o interior do Estado em políticas de Inclusão, a Prefeitura de Irecê acaba de lançar a Carteirinha Especial para facilitar a identificação, agilizar atendimento e garantir o cumprimento dos direitos de Pessoas Com o Transtorno do Espectro Autista. O documento é gratuito e pode ser solicitado de forma prática e segura por meio de formulário digital.
O projeto, sancionado pelo prefeito Elmo Vaz, é de autoria do vereador Aurélio Dourado e pretende diminuir a burocracia e evitar o desgaste psicológico de quem necessita de atenção e amor.
A Carteirinha da Pessoa Com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) será emitida pela Secretaria Municipal de Assistência Social, num trabalho conduzido pelo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS. Sempre nesta perspectiva de afeto e cuidado, a Gestão Municipal foi pioneira na região com a criação do Centro de Referência Multidisciplinar da Educação Inclusiva (CERMULT), que atende crianças e adolescentes matriculados na Rede de Ensino e conta com neuropediatra, psicólogo, psicopedagogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, dentre outros profissionais.
Num esforço concentrado da Secretaria de Educação, Irecê também dispõe de Salas Multifuncionais, pensadas para potencializar o desenvolvimento cognitivo de alunos e alunas que apresentam Necessidades Educacionais Especiais (NEE), por meio de equipamentos e materiais didáticos e pedagógicos de última geração.