Embasa participa de documentário de artista plástico ireceense
Produção artística vai mostrar importância do Rio São Francisco para o território de Irecê.
Mostrar a importância do Rio São Francisco para o território de Irecê, por meio de um vídeo documentário. A proposta é do projeto ‘Águas do Velho Chico: Tintas e Cores’, do artista plástico Galvão Junior, que foi aprovado pela Lei Paulo Gustavo, n. 195/2022.
De acordo com o projeto, o documentário será o ponto de partida para a realização de rodas de conversas com a população beneficiada pelo Sistema Adutor do São Francisco, incluindo também a Embasa como instituição responsável pelo abastecimento humano por meio deste manancial.
Neste contexto, o gerente regional da Embasa, Odirlei Rocha, participou das primeiras gravações do documentário, trazendo informações acerca do abastecimento de água no território de Irecê, assim como as ações de educação ambiental visando sensibilizar a população para a preservação do Velho Chico.
“Esse tema tem uma relevância extremante significativa para toda a região. Mesmo com a grande quantidade de ações socioambientais desenvolvidas pela Embasa durante todo o ano, as pessoas ainda não têm a percepção exata do que é o São Francisco para o território de Irecê. Esse documentário vem a ser mais uma importante ferramenta de sensibilização social”, enfatizou Odirlei.
Durante as gravações, Galvão Junior vai compor, em telas, as realidades que integram os povos que estão ligados ao São Francisco, seja quem mora às suas margens, ou quem depende do rio para ser abastecido por meio da Embasa.