Outubro começa fervendo no Brasil

A região de Irecê pode atingir os 37ºC com a onda de calor que se aproxima na próxima semana.

A forte massa de ar quente que está sobre o Brasil desde o primeiro fim de semana na primavera de 2020 vem produzindo temperaturas muito altas, que poucas vezes são observadas no país. Recordes históricos de calor estão sendo batidos. A região de Irecê pode atingir os 37ºC com a onda de calor que se aproxima na próxima semana.

A temperatura de 44,1°C registrada em Coxim (MS) e em Água Clara (MS) e de 44,0°C em Cuiabá (MT), em 30/9/2020, estão entre as mais altas já registradas no país pelo Instituto Nacional de Meteorologia.

No Piauí, a cidade de Bom Jesus do Piauí registrou 40,6°C. O estado do Tocantins também teve temperaturas acima dos 40°C. A maior em 30/9/2020 foi de 41.2°C em Paranã.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alertas de baixa umidade para a Bahia e o Piauí. A região de Irecê está dentro da área de perigo onde a umidade pode atingir níveis alarmantes de até 12%. A cidade de Xique-Xique, no entanto está dentro da área de grande perigo. A umidade pode ficar abaixo dos 12%, o que pode ocasionar queimadas e problemas de saúde.

Alerta de perigo devido a baixa umidade do ar expedido pelo INMET para a Bahia e o Piauí. Fonte: INMET

Abaixo, confira as áreas de risco devido à baixa umidade relativa do ar. Em vermelho estão as áreas de grande perigo, onde a umidade fica abaixo dos 12%; em laranja a área de perigo onde a umidade fica de 30% a 12% e em amarelo as áreas de perigo em potencial.

A região do Vale do São Francisco e parte da região Oeste da Bahia estão comprometidas por conta da baixa umidade do ar. Imagem: INMET

Ales Alves, Caraíbas FM

Artigos relacionados

© Copyright Caraíbas FM - Rede Caraíbas de Comunicação 2019. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Agência UH!
Fechar