PSD deve indicar a deputada Ivana Bastos para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Jerônimo
Negociação é conduzida pelo senador Otto Alencar, presidente da sigla na Bahia.
O PSD deve indicar a deputada estadual Ivana Bastos, a mais votada da Bahia para a Assembleia no pleito deste ano, para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) do governo de Jerônimo Rodrigues (PT). Atualmente, a pasta já está sob o comando do partido, com o empresário Jairo Silveira Magalhães.
A negociação é conduzida pelo senador Otto Alencar, presidente do PSD na Bahia. Ele tenta convencer a parlamentar a aceitar a indicação. Além de prestigiar a deputada, a manobra permitiria que a primeira suplente da sigla, Jusmari Oliveira, ex-prefeita de Barreiras que não conseguiu a reeleição na Assembleia, assuma o mandato em 2023.
Ivana chegou a colocar o nome na disputa para a presidência da Assembleia Legislativa da Bahia, mas não conseguiu reunir os apoios necessários para superar o atual presidente e aliado de partido Adolfo Menezes, concorrente à reeleição, nem dentro do próprio PSD. Ela chegou a ser anunciada com futura líder da sigla na Assembleia por Menezes.
O PSD, principal aliado do PT na Bahia, já emplacou o deputado federal Sérgio Brito para a titularidade da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), que hoje também está na cota da legenda. O atual titular é Marcus Cavalcanti, que deve acompanhar o governador Rui Costa (PT) na Casa Civil do presidente diplomado Luiz Inácio Lula da Silva. Com Brito no primeiro escalão de Jerônimo, quem assume o mandato na Câmara é o deputado Charles Fernandes, que não conseguiu a reeleição.
Jerônimo anuncia nesta quinta-feira (22), às 9h, no Desenbahia (Avenida Paralela), sede da transição, outros nomes da equipe. Ele afirmou nesta quarta (21), ao participar da sessão de despedida do vice-governador eleito Geraldo Júnior (MDB), que faria até oito anúncios. Mas esse número pode ser maior.
Existe a expectativa, por exemplo, de que o petista confirme hoje o deputado estadual Osni Cardoso (PT) para a pasta do Desenvolvimento Agrário (SDR) e a militante do movimento negro do PCdoB Ângela Guimarães para a nova Secretaria Racial, dos Povos e Comunidades Tradicionais (Seprom).
Na última segunda-feira, o governador eleito anunciou, além de Sérgio Brito, outros dez secretários. Relembre abaixo:
Secretaria de Relações Institucionais (Serin): Luiz Caetano (PT)
Chefia de Gabinete: Adolpho Loyola (PT)
Casa Civil: Afonso Florence (PT)
Secretaria da Saúde (Sesab): Roberta Santana
Secretaria de Educação (Saeb): Adélia Pinheiro (PT)
Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH): Felipe Freitas
Secretaria da Fazenda (Sefaz): Manoel Vitório
Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri): Tum (Avante)
Secretaria de Turismo (Setur): Maurício Bacelar (PV)
Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE): Fabya Reis