‘Isso foi um tiro de canhão’, disse Torres em audiência após ser preso

Declaração consta no termo da oitiva, realizada no último dia 14 de janeiro.

O ex-secretário de Segurança Pública e ex-ministro da Justiça Anderson Torres afirmou em audiência de custódia que sua prisão foi como um “tiro de canhão” em seu peito e que os crimes pelos quais está respondendo são “coisas inimagináveis”. A declaração consta no termo da oitiva, realizada no último dia 14 de janeiro, após ser detido ao desembarcar dos EUA.

“A audiência de custódia não é o local de falar nada sobre isso, mas quero dizer que não tenho nada a ver com os fatos. Isso foi um tiro de canhão no meu peito”, disse Torres.

Durante a audiência, Torres disse que “jamais daria condições” de as invasões ocorrerem. “Eu sou profissional, sou técnico e jamais faria isso”, disse ele. A suspeita de omissão do ex-secretário, porém, foi apontada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, em razão da ausência de policiamento durante os ataques e a inércia das forças de segurança do DF em encerrar os acampamentos nas proximidades do quartel-general. “Do jeito que eu saí, o que eu deixei assinado, eu deixei tranquilo, porque nem se caísse uma bomba em Brasília teria ocorrido o que ocorreu”, afirmou.

A audiência de custódia é um instrumento na qual o preso, ao ser detido, tem a oportunidade de falar a um juiz, que avalia se houve ilegalidades na prisão. Durante a oitiva, Torres disse que assumiu o Ministério da Justiça em um “momento delicado” entre os Poderes e que teria visitado os ministros do Supremo durante sua gestão no governo Bolsonaro para buscar “equilíbrio”. “Estou num momento em que eu, realmente, vendo ali os tipos penais que estão sendo imputados a mim, são coisas inimagináveis para uma pessoa como eu, então é muito difícil”, disse. “Desculpe o desabafo, mas sendo acusado de terrorismo, golpe de Estado?! Pelo amor de Deus, o que está acontecendo?!”.

 

Artigos relacionados

© Copyright Caraíbas FM - Rede Caraíbas de Comunicação 2019. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Agência UH!
Fechar