Caçadores são presos e aves silvestres resgatadas em Souto Soares
Gaiolas e armadilhas foram apreendidas durante a ação conjunta.
Quatro caçadores, que não tiveram suas identidades divulgadas, foram presos nesta segunda-feira, 8, com 13 aves silvestres, nove armas de fogo e munições, no município de Souto Soares, no Centro-Norte da Bahia.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), a quadrilha, que atuava no distrito de Cercado, na mesma região, foi localizada durante uma ação conjunta entre a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa), de Lençóis, e a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe/Chapada).
Na ação, gaiolas e armadilhas, assim como pios (apitos utilizados para atrair os pássaros), que eram mantidos em cativeiro, foram encontrados e apreendidos. O comandante da Cippa, major George Porto, informou que seis aves da espécie ‘Estevão’, quatro ‘Azulões’, dois ‘Papa-capins’ e uma ‘Coleirinha’ foram resgatados.
“É de extrema importância o auxílio da população nessas ações. Só conseguimos localizá-los após algumas denúncias. Tanto as aves, como os presos, foram conduzidos à Delegacia Territorial (DT) de Seabra para adoção das medidas legais”, disse.
Os homens foram autuados por porte ilegal de arma de fogo, associação criminosa e crime ambiental. Eles estão custodiados, à disposição da Justiça.