Morte de Édson da Luz consterna deputada Fabíola Mansur

A deputada Fabíola Mansur (PSB) apresentou, na Assembleia Legislativa, moção de pesar pelo falecimento do artista plástico baiano Edison da Luz, ocorrido no último dia 1º de dezembro.

“Recebi com tristeza a notícia da morte de Edison da Luz, um dos artistas visuais mais importantes de sua geração. Que Deus o receba em seus amorosos braços”, lamentou a deputada.

Edison da Luz foi fruto do Atelier de Gravura da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, sob a orientação de Mário Cravo Jr., Hansen Bahia e Henrique Oswald. Ele também foi o idealizador do Projeto Etsedron – Nordeste escrito de trás para a frente agregava artes plásticas, música, dança, fotografia, literatura e cinema, trabalhando em colaboração com vários outros artistas, escritores e intelectuais, entre eles Marcio Meirelles, Matilde Matos, Lia Robatto, Clyde Morgan e Almandrade. Um de seus projetos recebeu o maior prêmio da Bienal Nacional de São Paulo de 1973.

Segundo a deputada, o artista produziu muito nos últimos anos, e será de muita importância a organização do acervo de suas obras. “Siga na luz, Edison da Luz. O criador do movimento Etsedron, das esculturas de cipó, das gravuras e xilogravuras que falavam de um Nordeste seco, retorcido, inconformado”.

Artigos relacionados

© Copyright Caraíbas FM - Rede Caraíbas de Comunicação 2019. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Agência UH!
Fechar