Irecê vai ganhar Novo Centro Administrativo – CADI
Espaço ocupa área de 8 mil metros quadrados.
Pensando na imediata otimização dos serviços, a Prefeitura de Irecê está construindo um novo Centro Administrativo para concentrar secretarias, autarquias e outros órgãos públicos de grande interesse social. Diante do desafio, nasceu um projeto arrojado e sustentável, com área verde, acessibilidade e amplo estacionamento – que vêm sendo construído num terreno de 8 mil metros quadrados, no Bairro Nova Irecê.
“Para conseguir o terreno e as instalações físicas, neste local estratégico de expansão da cidade, a gestão municipal, respeitando todos os parâmetros legais, realizou um processo licitatório, possibilitando uma permuta com a antiga sede da Prefeitura, que possuía área de apenas 200 metros quadrados. Hoje, o município teria condições de adquirir a área e construir um Centro Administrativo deste porte com recursos próprios? Não, de jeito nenhum! Felizmente, conseguimos este grande negócio para cidade”, disse o prefeito Elmo Vaz
Aprovada pelo Poder Legislativo há cerca de três anos, a permuta respeitou os princípios administrativos da transparência, legalidade e moralidade, sendo amplamente divulgada na mídia e no Diário Oficial, como determina a lei. Além de facilitar a vida da população e promover melhores condições de trabalho aos servidores, num futuro bem próximo -, o novo complexo será patrimônio de grande valor, cuidadosamente planejado para trazer orgulho ao território e a todo interior do Estado.
Comprometida com a preservação da história da cidade, a gestão municipal revitalizou o antigo prédio do Arquivo Público, que foi a primeira sede da Prefeitura e hoje abriga o Memorial do São João. Também recuperou o busto de Aristides Moitinho. Depois de requalificar e modernizar as Praças do Banco do Brasil e das Rádios, a administração manteve o busto de Mário Dourado e o monumento erguido pelo ex-prefeito Hildebrando Seixas com a emblemática inscrição “O Brasil cresce e Irecê abastece”.
No prédio onde funciona o Núcleo Territorial de Educação – NTE, na Praça do Feijão, o muro deu lugar a um gradil, para destacar a beleza arquitetônica do espaço. Bem ao lado, foi instalada uma estátua do folclórico e carismático sanfoneiro Zé Bigode, que também batiza o barracão mais badalado da Cidade do São João. Ainda na mesma praça, o icônico arado passou por um verdadeiro upgrade e ganhou a companhia ilustre de um agricultor, simbolizando a força e a importância da nossa Agricultura.
“O recém inaugurado Mercado de Arte deixa a vista a estrutura antiga, que já serviu ao primeiro Mercado Municipal de Irecê. Ao mesmo tempo, temos buscado valorizar e eternizar pessoas que fizeram parte da nossa história, a exemplo do saudoso professor Jorge Rodrigues. O próprio Centro Administrativo levará o nome de Edvanilson Alecrim, educador e ex-controlador do município”, completou Vaz.