Barra do Mendes lembra o “Dia Mundial de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista
TEA não é uma doença, mas um distúrbio, que com o apoio de uma equipe multidisciplinar.
As Secretarias Municipais da Saúde e Educação de Barra do Mendes celebram nesta terça-feira, 2 de abril, o “Dia Mundial de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista – TEA”, com o objetivo em promover o conhecimento sobre o transtorno, bem como sobre as necessidades e os direitos das pessoas com TEA.
O TEA é uma condição relacionada ao neurodesenvolvimento caracterizada por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação, na interação social. Não há uma causa única, mas a interação de fatores genéticos e ambientais.
De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde – OPAS, atualmente uma em cada 160 crianças tem o TEA. O diagnóstico de TEA é essencialmente clínico, feito a partir de observações do comportamento da criança, entrevistas com os pais e aplicação de instrumentos específicos realizados por uma equipe multiprofissional com experiência clínica e que não se limite apenas à aplicação de testes e realização de exames.
O TEA não é uma doença, mas um distúrbio, que com o apoio de uma equipe multidisciplinar, a pessoa desenvolve formas de se comunicar, interagir socialmente, de compreender e gerenciar as suas emoções.