• bannerfull
  • bannerfull

Codevasf distribui 50 mil alevinos produzidos em Xique-Xique para associações comunitárias do Médio São Francisco baiano

Ao todo, desde 2014 a Codevasf distribuiu quase três milhões de alevinos no Médio São Francisco baiano.

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) distribuiu 50 mil alevinos para associações comunitárias dos municípios de Serra do Ramalho e Igaporã, no Médio São Francisco baiano. Os alevinos foram produzidos pelo Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique, unidade ligada à 2ª Superintendência Regional da Codevasf – sediada em Bom Jesus da Lapa (BA).

Foram beneficiadas as comunidades de Jenipapo e Batata, em Serra do Ramalho; e   Caminhão, Barragem da Torta, Lagoa Grande, Tamburil, Fazenda Duas Lagoas, Tamanduá, Gameleira e Santana, no município de Igaporã. Com a distribuição, realizada nas últimas semanas de 2017, a Codevasf alcança a marca de aproximadamente três milhões de alevinos entregues para associações comunitárias e prefeituras municipais desde 2014 na região.

Além desses 50 mil, outros 119 mil alevinos produzidos no Centro foram distribuídos no ano de 2017. A produção registrou aumento devido à reforma e à ampliação das instalações, iniciadas em 2016. As intervenções alcançaram estruturas como laboratórios, tanques, auditório, alojamentos, sistemas de abastecimento e drenagem e o prédio administrativo.

“Produzimos cerca de dois milhões de alevinos desde 2014. É importante mencionar que o Centro de Xique-Xique esteve em reforma nos anos de 2016 e 2017 e que a expectativa para o ano de 2018 é de uma produção de 700 mil, aumentando gradativamente até atingir produção anual de dois milhões em 2020. Outro ponto a se destacar é o aumento do número de espécies trabalhadas – antes da reforma era possível trabalhar com quatro espécies; agora a previsão é de oito espécies”, afirma Antônio do Nascimento, chefe do Centro de Xique-Xique.

Ao todo, desde 2014 a Codevasf distribuiu quase três milhões de alevinos no Médio São Francisco baiano. Parte deles foram entregues no âmbito de uma parceria existente entre a Companhia e a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), por meio da Bahia Pesca; o objetivo do trabalho conjunto é oferecer alternativa de trabalho e renda a comunidades rurais que convivem com a estiagem prolongada.

“Mais de duas mil famílias já foram beneficiadas na área da 2ª Superintendência Regional da Codevasf com a entrega de mais de um milhão de alevinos. Já atendemos a 15 dos 21 municípios visitados e cadastrados. A produção no Centro de Xique-Xique, depois da reforma, vem fortalecer esse trabalho tão importante que conta com a parceria da Bahia Pesca – o peixe produzido por ela é entregue pela Codevasf”, explica Harley Nascimento, Superintendente Regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa.

Comentários

Praça Mário Dourado, 78
Centro - Irecê-Ba
Cep: 44900-000
netools comunicação digital
Caraíbas FM - Todos os direitos reservados © - 2018