Caraíbas FM - Itaguaçu da Bahia e Barra do Mendes receberão Mutirão de Cirurgias a partir de setembro
  • bannerfull
  • bannerfull

Itaguaçu da Bahia e Barra do Mendes receberão Mutirão de Cirurgias a partir de setembro

Todos devem apresentar exames laboratoriais e outros que possuam, além dos documentos pessoais.

No mês de setembro, o  Mutirão de Cirurgias vai atender à população dos municípios de Itaguaçu da Bahia e Barra do Mendes, na região de Irecê.

Os pacientes deverão chegar aos locais de atendimento munidos do cartão do SUS, carteira de identidade, comprovante de residência e exames com indicação da cirurgia. Eles vão passar por consulta com cirurgião e realizar exames pré-operatórios para serem submetidos a uma das cirurgias ofertadas pelo programa: hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica), histerectomia, colecistectomia e tireoidectomia (retirada da tireoide), no caso dos pacientes adultos.

Já para as crianças de 4 a 13 anos são disponibilizadas as cirurgias de amigdalectomia com adenoide; hernioplastias inguinal, umbilical e epigástrica; e retossigmoidectomia (retirada da bolsa de colostomia). Para fazer o cadastro, os responsáveis devem se dirigir às unidades móveis com toda a documentação, o que não requer a presença das crianças.

Quem for fazer cirurgia de vesícula precisa estar em jejum para a realização do exame de ultrassonografia (USG). Para as mulheres que farão o procedimento de histerectomia, é necessário levar o exame preventivo atual e o Beta HCG. Todos devem apresentar exames laboratoriais e outros que possuam, além dos documentos pessoais. Quem for realizar tireoidectomia passará por triagem na etapa vigente, será encaminhado para agendamento de consulta especializada e, em seguida, será marcada a cirurgia.

Para saber se está cadastrado para passar pela cirurgia, o paciente pode consultar a lista única, disponível no site da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) ou ir até a Secretaria Municipal de Saúde do município onde mora. Quem possuir exames indicando a necessidade de uma das cirurgias oferecidas pelo programa, mas não estiver com o nome na lista, pode se dirigir ao local do atendimento com os exames e os documentos acima relacionados.

Programação do Mutirão de Cirurgias na Região de Irecê:

SETEMBRO

3 a 5 – Itaguaçu da Bahia

10 e 11 – Barra do Mendes

As informações são do site Central Notícia

Comentários

Praça Mário Dourado, 78
Centro - Irecê-Ba
Cep: 44900-000
netools comunicação digital
Caraíbas FM - Todos os direitos reservados © - 2018