Paciente poeta emociona equipe do Hospital Regional de Irecê
"Hoje posso deixar meus versos de gratidão para todos vocês”, declarou o poeta.
“Aqui passou uma psicóloga me falando de amor,
Eu li a Bíblia para ela, no meu peito passava a dor,
Eu olhando em seus olhos, eu vi que ela chorou”!
Os versos acima, recheados de pura sensibilidade e carinho, fazem parte do livro “Poesia feita na hora – Uma história de sofrimento e alegria”, escrita pelo paciente Niraldo Pedro de Souza, durante o período em que esteve internado no Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho – unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) em Irecê. Morador do distrito de Lagoas, na cidade de Souto Soares, o poeta de 64 anos, que desde os 12 anos foi diagnosticado com um problema no coração, emocionou a equipe do complexo de saúde com um dos mais cativantes testemunhos de amor e gratidão à vida.
Acolhido pela equipe multidisciplinar da Clínica Médica e, posteriormente, da UTI, onde ficou internado por 21 dias, Niraldo traduziu em poesia não apenas o delicado momento da internação, mas também o forte vínculo de cuidado e amizade construído junto aos profissionais do hospital. Feliz e saudável, o poeta retornou à unidade no último mês, acompanhado da sobrinha Gilda, para agradecer pessoalmente toda a dedicação da equipe e entregar cópias do livro de poesias.
“Agradeço aos profissionais desse hospital maravilhoso por tudo o que fizeram por mim. Estava com apenas 5% de chances de vida e, graças a Deus e a vocês, estou aqui. Obrigado pelo carinho, amor e paciência. Hoje posso deixar meus versos de gratidão para todos vocês”, declarou o poeta. “Todo o hospital se sente lisonjeado com esse grande gesto de reconhecimento, mostrando o quanto vale a pena todo o empenho e amor da equipe multidisciplinar para com os pacientes. O retorno de Niraldo foi uma grata surpresa para todos nós e estamos muito felizes”, afirmou Ivanildo Santos, líder geral do complexo hospitalar.
Fonte: Ascom/Hospital Regional de Irecê