Deputada Fabíola Mansur sugere Comenda 2 de Julho ao coronel Valter Santos de Araújo

Oficial comanda Policiamento da Região da Chapada e tem, sob sua gestão operacional, 55 municípios.

A deputada Fabíola Mansur (PSB) quer homenagear o comandante de Policiamento da Região da Chapada, coronel Valter Santos de Araújo, com a Comenda 2 de Julho, a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Em projeto de resolução apresentado na Casa com esse objetivo, a parlamentar descreve o oficial como “um dos maiores exemplos de profissionais e de amor à Polícia Militar do Estado da Bahia, à Bahia e ao Brasil, pela sua grande trajetória de vida e extrema dedicação à segurança pública em nosso país”.
Ao justificar a proposta, ela acrescenta que o coronel, natural do município de Sento Sé, é extremamente preparado e otimizou sua formação ao longo dos anos: Valter Santos ingressou no colégio da Polícia Militar em 1984, sendo declarado aspirante oficial no ano de 1986. Daí então, foi destacado para trabalhar no 3º BPM/Juazeiro, ainda no ano de 1986. “Aliado ao trabalho operacional no Comando do Pelotão Especial e de Rádio Patrulha, iniciou novas ações de cunho social, promovendo eventos esportivos na sede do Batalhão, como forma de atrair jovens que moravam em áreas de risco convivendo com a marginalidade, sempre levando mensagens de cidadania”, anotou Fabíola.
 Posteriormente, acrescentou a deputada, ele foi destacado para comandar a Companhia de Polícia Militar de Casa Nova, município no qual implementou ações que foram destaques na imprensa nacional, inúmeras vezes, no combate ao plantio e tráfico de entorpecentes, notadamente de maconha. “Aliás, aliado a repressão ao narcotráfico, o coronel orientava as famílias acerca dos riscos relacionados à cooptação de jovens, realizando palestras educativas para pais e filhos, esclarecendo as consequências do envolvimento com o narcotráfico”.
 Suas ações, segundo a socialista, inspiraram o nascimento da Companhia de Polícia de Ações em Caatinga, que possui atuação em todo território baiano e logrou, em tempo ínfimo, restabelecer a paz e a tranquilidade no sertão do estado. Essa companhia deu origem a mais dez companhias independentes de Policiamento Especializado, a exemplo do Semiárido, Cerrado, Mata Atlântica, dentre outras.
Há quase dois anos, coronel Valter Santos de Araújo está no comando  Policiamento da Região da Chapada e tem, sob sua responsabilidade, a gestão operacional de 55 municípios, com um efetivo de 1.280 policiais militares e uma população de 1.164.362 habitantes.  “Fruto de muito trabalho, o CPR-Chapada vem conquistando resultados positivos por dois anos consecutivos, logrando, no primeiro semestre do ano de 2017, em comparativo com o primeiro semestre de 2016, uma redução de 10,6%. Já no segundo semestre de 2017, alcançou, à frente da unidade policial, maior decréscimo do Estado, com 28% de redução da criminalidade”, concluiu a parlamentar.
As informações são da Ascom/Deputada Fabíola Mansur

Artigos relacionados

© Copyright Caraíbas FM - Rede Caraíbas de Comunicação 2019. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Agência UH!
Fechar