Ações preventivas marcam o Dia D de Combate à Sífilis no Hospital Regional de Irecê
Segundo dados da Sesab, entre 2015 e 2019 foram contabilizados 34 mil casos de infecção por sífilis.
Informação – principal arma no combate a sífilis. Foi pensando nisso que profissionais do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) e Laboratório se juntaram no último sábado (26), data em que é comemorado o Dia D de Combate à Sífilis, para levar conhecimento aos pacientes, acompanhantes e colaboradores presentes no Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), o evento foi realizado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) em 17 unidades estaduais.
No Hospital Regional de Irecê, a programação aconteceu na recepção principal da unidade das 7h às 13h, tendo roda de conversa com orientações sobre a doença, distribuição de folders e preservativos, realização de teste rápido para sífilis no Laboratório, além de brincadeiras com perguntas, respostas e brindes. Segundo dados da Sesab, entre os anos de 2015 e 2019 foram contabilizados 34 mil casos de infecção por sífilis, do total, 43,18% dos casos foram de mãe para filho.
”É imprescindível que gestantes e parceiros sexuais realizem o teste rápido para sífilis, detectando precocemente a doença e o tratando em tempo hábil, para que não seja transmitida ao bebê, evitando maiores complicações.” alerta Ana Amélia Dourado, enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH). “Esse evento é muito importante para conscientizar as pessoas, eu já tinha informações sobre a sífilis por conta do meu pré-natal, mas, aprendi ainda mais hoje, parabéns”, conta a gestante Jéssica de Oliveira Silva, 26 anos.
As informações são da Ascom/HRI