Acessibilidade: eleitores devem solicitar alteração de local de votação
TRE baiano alerta aqueles que tiveram dificuldades para votar em 2018 para que compareçam ao cartório eleitoral e solicitem mudança para seção acessível
Eleitores idosos e aqueles que possuam qualquer tipo de deficiência física já podem solicitar alteração de local de votação à Justiça Eleitoral. O alerta, do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), pretende evitar que os cidadãos enfrentem contratempos durante a Eleição Municipal 2020, que ocorrerá no próximo mês de outubro.
De acordo com o TRE baiano, para um melhor planejamento do pleito, é fundamental que o eleitor informe ao seu cartório eleitoral sobre a necessidade de seção acessível. Conforme o Calendário Eleitoral 2020, a alteração de seção poderá ser solicitada até 6 de maio.
Seções especiais
As seções com acessibilidade oferecem infraestrutura adequada às necessidades dos eleitores com deficiência e idosos com dificuldade de locomoção, como rampas de acesso, largura das portas adequada a cadeirantes e banheiros adaptados. Para o eleitor deficiente visual, é disponibilizado fone de ouvido em todas as seções acessíveis.
Na Bahia, das 36.907 seções eleitorais, 1.571(4,26%) são com acessibilidade. Já em Salvador, que possui 5.246 seções, 220 (4,19%) são consideradas acessíveis.
As informações são do site do TRE/BA