Parte do comércio de Irecê será reaberta nesta sexta-feira (27), decide Elmo Vaz
Todo o comércio atingido pela quarentena poderá voltar a funcionar na próxima terça-feira (31).
O prefeito de Irecê, Elmo Vaz (PSB), decidiu na tarde desta quinta-feira (26) publicar novo decreto estabelecendo novas medidas, entre elas, a reabertura de parte do comércio da cidade a partir desta sexta-feira (27). O anúncio foi feito durante entrevista ao Jornal da Caraíbas, após reunião de conferência com prefeitos e o governador Rui Costa, na manhã de hoje.
A maioria dos chefes municipais do estado decidiu manter as regras de isolamento, porem, com recomendações, parte do comércio será reaberta em cidades sem registro de covid-19. O governador da Bahia disse que segue alinhado às recomendações das autoridades da saúde, mas incentiva o retorno de atividades comerciais de acordo com as regras estabelecidas à população.
Inicialmente – segundo as novas medidas -, serão retomados os serviços de
-Peças e autopeças;
-Borracharias;
-Oficinas mecânicas e metalúrgicas;
-Transporte de cargas;
-Retificadoras de motores;
-Lojas de material de construção civil;
-Lojas de produtos agropecuários;
-Serviços bancários área social (bolsa família, Pis/Pasep, seguro desemprego);
-Escritórios de advocacia e arquitetura;
-Lojas d ramo de energia solar;
-Lojas de máquinas e equipamentos agrícolas.
No entanto, de acordo com o gestor, os estabelecimentos que voltarem a funcionar deverão cumprir as normas de prevenção ao novo coronavírus, rigorosamente. “O hábito de lavar corretamente as mãos, usar sempre álcool em gel, e o uso de máscaras, em casos específicos, devem ser obrigatórios” – observou Vaz.
De acordo com o novo decreto, serão retomados no sábado (28), os serviços de churrascarias e restaurantes; lanchonetes e outros setores de produção alimentícia, também respeitando todos os protocolos de prevenção.
Ainda não está definido, mas de acordo com o prefeito Elmo Vaz, todas as atividades comerciais atingidas pela quarentena poderão voltar a funcionar a partir da próxima terça-feira (31). Desde que não seja registrado nenhum caso positivo do novo coronavirus no município.
Sobre a possibilidade de o comércio retornar suas atividades na terça-feira (31), continuarão fechados – de forma temporária – os bares, academias, centros de pilates, clínicas odontológicas, clubes recreativos, festas, cultos religiosos, salões de beleza, e o uso coletivo de campos de futebol e quadras poliesportivas.
Da Redação