Comércio de Irecê reabre mais dois segmentos neste sábado (28)
Setores liberados devem seguir rigorosamente restrições.
Uma semana depois de decretar situação de emergência em decorrência da pandemia de Covid-19 – doença causada pelo novo coronavírus, e colocar o município em quarentena – a prefeitura de Irecê permitiu, parcialmente, a reabertura do comércio nessa sexta-sexta (27), com restrições.
Confira abaixo os estabelecimentos liberados para funcionar nesta sexta-feira (27):
-Peças e autopeças;
-Borracharias;
-Oficinas mecânicas e metalúrgicas;
-Transporte de cargas;
-Retificadoras de motores;
-Lojas de material de construção civil;
-Lojas de produtos agropecuários;
-Serviços bancários área social (bolsa família, Pis/Pasep, seguro desemprego);
-Escritórios de advocacia e arquitetura;
-Lojas d ramo de energia solar;
-Lojas de máquinas e equipamentos agrícolas.
Na manhã deste sábado (28), a prefeitura autorizou a reabertura dos segmentos do setor de alimentação, a exemplo de restaurantes, churrascarias e lanchonetes.
A medida foi estabelecida em decreto publicado na última quinta-feira (26). Nessa categoria – segundo explicou o prefeito Elmo Vaz – os setores comerciais liberados neste sábado (28), são essenciais para a população e não podem ficar fechados mesmo durante as restrições ou quarentena em razão da pandemia.
Restaurantes e churrascarias
Abertura com no máximo 30% da capacidade; higienização antes e depois da abertura; higienização dos talheres; 2 metros de distância entre mesas; todos os funcionários com EPIs para prevenção do novo coronavírus (luvas e máscaras); se possível, aferição da temperatura corporal com termômetro infravermelho e fixação em local visível de cuidados para a prevenção ao vírus.
Em relação a outros segmentos, como academias; bares; a realização de shows artísticos e festas; ginásios e quadras esportivos e campos de futebol; missas, cultos e celebrações religiosas; salões de beleza; clínicas odontológicas; além de atividades que demandem aglomeração ou reunião de pessoas, inclusive, as atividades realizadas nos órgãos públicos ou instituição semelhante – permanecem em quarentena.
Danton/Da Redação