Agricultores do Projeto Baixio de Irecê recebem primeiras parcelas de financiamento para produção agrícola
Liberação do recurso será pelo Banco do Nordeste.
O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marcelo Moreira, visitarão, nesta quinta-feira (19), o Projeto Público de Irrigação Baixio do Irecê, em Xique-Xique, na Bahia. O projeto, implantado pela Codevasf, é o primeiro de um amplo portfólio sob gestão do MDR e de seus órgãos vinculados, que será concedido pelo Governo Federal à iniciativa privada por meio de leilões.
Na ocasião, o Banco do Nordeste (BNB) realizará a liberação de R$ 17 milhões do Fundo Constitucional de Desenvolvimento do Nordeste (FNE) para financiar a produção em lotes empresariais da Etapa 2 do Projeto. Os recursos serão repassados ao grupo Irriga Bahia, responsável pela administração, operação e manutenção da Etapa 2. As Etapas 1 e 2 do projeto de irrigação encontram-se em fase de ocupação e possuem área irrigável de aproximadamente 16 mil hectares.
O Baixio do Irecê é considerado o maior projeto de irrigação do Brasil. Localizado na região do Médio São Francisco, nos municípios de Xique-Xique e Itaguaçu, ambos na Bahia, abrange 105 mil hectares, sendo 48 mil de área irrigável. Grãos de milho, soja e feijão são as principais culturas potenciais do projeto.
SERVIÇO:
Data: 19 de agosto de 2021 (quinta-feira)
10h45 – Visita ao Projeto de Irrigação Baixio de Irecê
Endereço: Povoado de Boa Vista de Santo Antonio (BA)
13h30 – Cerimônia
Liberação das primeiras parcelas do financiamento do Banco do Nordeste junto à empresa Irriga Bahia
Endereço: Colégio Municipal Senhor do Bonfim – Av. JJ Seabra, Xique Xique (BA)