IPEC e Datafolha apontam vitória de ACM Neto no primeiro turno
Maiores institutos do país apontam números na véspera das eleições da Bahia
Conforme a nova pesquisa Datafolha deste sábado (1º), contratada pela Rádio Metropole, o candidato do União Brasil, ACM Neto, chega à véspera do primeiro turno da eleição ao governo da Bahia com 51% das intenções de votos válidos.
A vantagem é 13 pontos percentuais sobre o postulante do PT, Jerônimo Rodrigues, que está com 38%.
Segundo o Metro1, o levantamento aponta que a eleição para o governo da Bahia está indefinida. Em terceiro lugar, fica o candidato do PL, João Roma, com 8% das intenções de votos válidos. O candidato Marcelo Millet (PCO), Kleber Rosa (Psol), Giovani Damico (PCB), cada um tem 1% dos votos válidos.
No cálculo dos votos válidos, são excluídos os votos branco, nulos e indecisos. O procedimento é usado pela Justiça Eleitoral para contabilizar e divulgar o resultado oficial da eleição.
O Datafolha fez 2,5 mil entrevistas na sexta (30) e neste sábado (1º). A margem de erro máxima prevista é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.
A pesquisa registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BA-00751/2022 e BR-02575/2022.
Pesquisa Ipec (antigo Ibope) divulgada neste sábado (1º), contratada pela TV Bahia, mostra os números da disputa para o governo do estado em votos válidos. O candidato do União Brasil, ACM Neto, aparece com 51% dos votos válidos. Em segundo lugar aparece o candidato do PT, Jerônimo Rodrigues, com 40%.
Os índices mostram queda nos votos válidos para ACM Neto. Na primeira pesquisa Ipec, divulgada em 26 de agosto, o percentual do candidato era 69%, número que caiu para 54% no levantamento seguinte, que foi divulgado em 23 de setembro.
Para Jerônimo Rodrigues, é possível identificar aumento nos votos válidos. Na primeira pesquisa Ipec, o percentual do petista era 17%, número que subiu para 37% na seguinte.
O candidato João Roma (PL) aparece na terceira colocação. Na pesquisa divulgada neste sábado, ele possui 7% dos votos válidos. Nas duas pesquisas anteriores ele pontuou com 9% e 7%.
Kleber Rosa (PSOL) está com 1% dos votos válidos. Nas duas pesquisas anteriores, ele obteve com 2% e 1%
Nas últimas posições em relação aos votos válidos estão Marcelo Millet (PCO e Giovani Damico (PCB). Millet (PCO) aparece com 1% e nas duas pesquisas anteriores pontuou com 3% e 1%. Já Damico não pontuou na pesquisa de hoje e 1% nas duas anteriores.
Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
A pesquisa ouviu 2.000 pessoas, entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, em 92 municípios de todas as regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com 95% de nível de confiança. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA – 01710/2022 (TRE) e BR – 05440/2022