Jogo do Brasil na Copa reduz em 10% o consumo de energia no país 1h40 antes da partida começar

Avaliação e do Operador Nacional do Sistema Elétrico.

O consumo de energia elétrica no Brasil teve uma redução de 7.200 MW (megawatts), o equivalente a cerca de 10% do que é utilizado em um dia típico, entre as 14h20 e os primeiros minutos do jogo de estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo do Catar, na quinta-feira (24), segundo dados divulgados nesta sexta-feira pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).

Segundo o órgão, as Copas costumam ter impacto significativo na carga de eletricidade do SIN (Sistema Interligado Nacional), o sistema de produção e transmissão de energia elétrica do Brasil, nos dias de jogos da seleção e nas partidas da fase final da competição. Isso acontece devido ao grande número de pessoas que interrompe qualquer outra atividade para ficar em frente à TV e acompanhar o jogo.

Além dos equipamentos das residências, como máquinas de lavar roupas, aspiradores de pó e liquidificadores, entre outros eletrodomésticos, ficarem parados nesse período, setores industriais e comerciais interrompem ou diminuem sua produção ou atendimento, para permitir que os trabalhadores possam assistir ao evento.

Variações

Com isso, explica o ONS, por volta de duas horas antes do início de um jogo da equipe nacional ou de outras partidas importantes, a demanda do SIN começa a diminuir, o que perdura até o fim do primeiro tempo. No jogo de estreia, às 16h, horário de início da partida, a carga registrada era de 69.690 MW. Uma semana antes, no dia 17 de novembro, na mesma hora, o consumo de energia foi de 79.398 MW. Nesta quinta (24), a menor carga foi atingida às 16h38, de 68.052 MW, dez minutos antes do término do primeiro tempo.

A queda observada é equivalente a, aproximadamente, a soma das cargas médias dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e do Distrito Federal, que têm, juntos, cerca de 40 milhões de habitantes.

Artigos relacionados

© Copyright Caraíbas FM - Rede Caraíbas de Comunicação 2019. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Agência UH!
Fechar