Lula se acerta com Centrão e Elmar e Alcolumbre vão relatar PEC.
proposta tem como objetivo acomodar o pagamento do Auxílio Brasil de R$ 600 no Orçamento de 2023.
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seu time se acertaram com o Centrão e ficou definido que o líder do União Brasil na Câmara, deputado Elmar Nascimento (BA), será o relator da PEC fura-teto na Casa. No Senado, por onde o texto começou a tramitar, o relator será o presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AC).
A escolha de 2 congressistas do União Brasil é um aceno no processo de articulação para incluir o partido na base de apoio do novo governo. O PT quer formar um bloco com outras 15 siglas para garantir a governabilidade de Lula. Entre as legendas que negociam fazer parte do grupo estão PSD, União Brasil e MDB. Elmar Nascimento e Alcolumbre se reuniram com Lula nesta 3ª feira (29.nov.2022). Desde que chegou a Brasília, o presidente busca destravar a PEC e costura acordos para viabilizar o texto. A proposta, no entanto, só deve ser analisada na próxima semana.
Davi Alcolumbre informou que a CCJ não terá reunião nesta semana. O colegiado é a 1ª etapa de apreciação da proposta antes de votação no plenário. De acordo com o senador, ainda é necessário “compatibilizar” a análise do texto com o calendário de votação na Câmara. A proposta foi apresentada no Senado na 2ª feira (28.nov) pelo relator do Orçamento, Marcelo Castro (MDB-PI), e reuniu as assinaturas necessária para começar a tramitar. O texto é a aposta do governo eleito para bancar promessas de campanha, principalmente na área social. A proposta tem como objetivo acomodar o pagamento do Auxílio Brasil de R$ 600 no Orçamento de 2023.
.
.