‘Macrodrenagem é a solução para ‘problemas’ causados pelas chuvas em Irecê’, diz secretário de Infraestrutura
Obras de recuperação começam tão logo cessem as chuvas.
Na manhã desta quinta-feira (1º), o secretário municipal de infraestrutura de Irecê, Jazon Júnior, visitou vários bairros e outros pontos da cidade realizando levantamento de danos causados pelas fortes chuvas. À tarde, durante entrevista ao Jornal da Caraíbas – ele disse que tomou ciência e mapeou as principais áreas danificadas pelas fortes chuvas no município. Júnior falou sobre a implementação de um plano de gerenciamento de crises, com objetivo de minimizar as situações de risco, principalmente nos bairros mais afetados.
De acordo com o secretário, são inúmeras iniciativas para diminuir os danos causados pelas chuvas e suas consequências. As obras de macrodrenagem, em andamento na cidade, visam acabar com áreas de alagamento. “Mais de R$ 190 milhões serão investidos nesta área” – afirmou. Para a etapa inicial, a prefeitura de Irecê conseguiu cerca de R$ 30 milhões. Ainda segundo Jazoz Júnior, até meados de dezembro a obra já deve captar boa parte das águas pluviais concentradas na região da Rodoviária da cidade.
Servidores da Defesa Civil municipal e da Secretaria de Infraestrutura atuam na fiscalização e limpeza de terrenos e bocas de lobo para evitar o entupimento dos canais fluviais e garantir o escoamento das águas chuvas. A Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana (SMT) intensifica as ações para disciplinar o trânsito nas regiões onde se concentram as obras de macrodrenagem, especialmente na Avenida Primeiro de Janeiro, onde o fluxo de veículos é maior, e principais vias de aceso aos bairros .
Ele destaca o investimento em obras estruturais e afirma que a “macrodrenagem e a solução para os principais problemas causados pelas chuvas na cidade de Irecê”. Após o levantamento ficou definido que as obras de recuperação começam tão logo as chuvas cessem.
Segundo o secretário Jazon, as obras de recuperação da pavimentação das ruas e avenidas danificadas pelas fortes chuvas, serão executadas com bloquetes de intertravado e recapeamento com camadas de asfalto quente por toda a cidade.
Da Redação