Vereador Toinho do Judô pleiteia Guarda Municipal em Irecê
Parlamentar destacou onda de assaltos e arrombamentos que vem acontecendo na cidade.
Durante Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores de Irecê na última sexta-feira (27), o vereador Toinho do Judô (Republicanos) apresentou indicação de Projeto de Lei para criação da Guarda Municipal de Irecê.
No ensejo, o vereador destacou a onda de assaltos e arrombamentos que vem acontecendo na cidade.
Toinho salientou que a segurança pública dos municípios não deve ser encarada apenas como dever do Estado, que, segundo o edil, não tem se atentado à segurança pública do Estado da Bahia e, principalmente, da região de Irecê.
Segundo o parlamentar, apesar de “várias solicitações, indicações e preposições em defesa da segurança pública já terem sido protocoladas na Casa, já tendo a questão sido aprovada, ao Governo do Estado, e também ao município de Irecê, nada tem sido feito em prol da segurança pública.”
O vereador Figueredo, ex-presidente da Casa Legislativa, também fez uso da palavra, destacando o arrombamento da casa da cantora Aline, que está gestante, onde os ladrões levaram todos os seus pertences e também do seu bebê. Figueredo também citou o arrombamento do PSF do bairro Boa Vista.
O vereador Pedro Sodré fez ponderações, registrando que a CDL tem realizado reuniões para tratar dessas pautas. Segundo ele, a Polícia Militar já mapeou indivíduos que realizaram os últimos arrombamentos e que, na maioria das vezes, são usuários de drogas. Sodré destacou também a falta de juízes titulares nas varas criminais, o que inviabiliza o trabalho da polícia.
Na mesma linha, a vereadora Jussara reforçou a necessidade de revisão de políticas públicas, envolvendo todas as instâncias de proteção, para revisão da abordagem à segurança, como também para assistência aos viciados em drogas.
A indicação do Projeto de Lei apresentado por Toinho do Judô foi colocada em votação, tendo sido aprovada por unanimidade.