Anvisa volta a permitir pomadas para cabelo; veja produtos autorizados
Agência continuará a monitorar todos os casos de efeitos adversos associados às pomadas capilares
Após mais de um mês de proibição, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) voltou a permitir a venda de algumas marcas de pomadas para cabelo.
O que aconteceu?
Anvisa publicou lista de produtos autorizados a voltar ao mercado. Há cerca de 930 produtos permitidos (veja lista completa); Produtos que não estiverem na lista continuam interditados por cautela; Usuários relataram problemas nos olhos após usar produtos para trançar e modelar cabelos. Casos iam de irritações a cegueira temporária; Segundo a Anvisa, problemas oculares estão ligados à alta concentração de uma substância chamada Ceteareth-20.
Os produtos que tiverem essa substância em concentração menor que 20% poderão voltar a ser usados. Mais de 630 produtos foram interditados por terem ingrediente não autorizado ou acima do limite, ou por não apresentarem os testes solicitados.
Pomadas foram proibidas antes do Carnaval Anvisa suspendeu venda e uso dos produtos antes do Carnaval. ” Nessas festividades, o uso de penteados tende a aumentar, tornando necessária a adoção de medidas sanitárias efetivas e urgentes para que não ocorressem novos surtos de intoxicação ocular”, disse a agência. Após feriado e mais investigações, medida foi reavaliada.
A Anvisa continuará a monitorar todos os casos de efeitos adversos associados às pomadas capilares e atuará sobre aquelas que venham a ocasionar novos eventos.