Atenção comerciantes: denúncias de notas falsas de duzentos reais pela região de Irecê.
O fato da nota de duzentos reais ser pouco conhecida, devido a considerável inserção recente da mesma no país, agrava o reconhecimento de notas verdadeiras e falsas.
Funcionários de uma lotérica na cidade de Irecê relatam mais de três tentativas de golpes com notas falsas de duzentos reais. Comerciantes da região devem se atentar às notas em tal valor que possam ser falsas.
O fato da nota de duzentos reais ser pouco conhecida, devido a considerável inserção recente da mesma no país, agrava o reconhecimento de notas verdadeiras e falsas. De acordo com o site da Serasa, algumas das formas de reconhecer uma nota de duzentos reais verdadeira são:
• Marca d´água: elemento que pode ser conferido ao colocar a nota contra a luz. Na parte mais clara, sobressaem a figura do lobo-guará e o número 200 sobreposto, em tons que variam do claro ao escuro.
• Número que muda de cor: ao movimentar a nota, o número 200 deverá mudar de cor, do verde para o azul, como se uma faixa brilhante rolasse pelo número do topo à base.
• Número escondido: para verificar esse elemento, deve-se colocar a nota na altura dos olhos, na posição horizontal, onde haja muita luz incidente. O número 200 deverá surgir no lado direito ao centro na parte frontal e do lado direito no canto inferior no verso da cédula.
• Alto-relevo: há ainda a possibilidade de conferir a segurança pelo alto-relevo, na frente, na legenda “República Federativa do Brasil” nas laterais e no número indicativo do valor no canto inferior esquerdo. No verso, pode-se sentir o relevo na legenda “Banco Central do Brasil” sobre a ilustração do lobo-guará e no número 200.
• Fio de segurança: o modo mais tradicional de verificar a autenticidade da nota é o fio de segurança. Ao colocar contra a luz, deve aparecer um fio escuro, sem inscrições, próximo ao meio da nota, quando ela for colocada contra a luz.
• Elementos fluorescentes: ao movimentar a cédula, é possível observar que o número 200 se sobressai na parte frontal, a numeração de série vermelha fica amarela e pequenos fios se tornam visíveis, apresentando três cores: azul-claro, vermelho e azul-escuro.