Prefeitura adquire equipamento inovador para tratamento de câncer na Unacom em Irecê
Novo equipamento está estimado em mais de R$ 25 milhões.
A Prefeitura de Irecê adquiriu um novo equipamento hospitalar, o Acelerador Linear, com tecnologia inovadora para oferecer tratamentos avançados não invasivos para pacientes com câncer tratados na Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia) de Irecê.
Após reunião com o prefeito Elmo Vaz e a deputada Fabíola Mansur, a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, esteve em Brasília nesta quarta-feira (26) e garantiu junto ao Ministério da Saúde o acelerador linear para ampliar a assistência oncológica na região. O anúncio oficial será realizado pela ministra da Saúde Nísia Trindade em visita à Bahia nos próximos dias. O novo equipamento está estimado em mais de R$ 25 milhões.
De acordo com a secretária da Saúde do Estado, o acelerador linear é utilizado em tratamentos radioterápicos e representa um avanço significativo na assistência oncológica. “O equipamento será destinado à Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) de Irecê, qualificando a assistência especializada e aumentando a regionalização da saúde”, explicou Roberta Santana.
“A nossa Unacon está pronta para funcionar na sua plenitude, faltando apenas a instalação do acelerador linear, que irá possibilitar a realização de radioterapia e braquiterapia. Essa conquista é muito importante! Somente em Irecê, temos cerca de 600 pacientes que viajam constantemente para Salvador para tratamento no Hospital Aristides Maltez. Essa aquisição irá aliviar o sofrimento de milhares de famílias do nosso território”, comemorou o prefeito de Irecê, Elmo Vaz.