Hospital Regional de Irecê garante registro civil dos bebes nascidos na unidade
Comodidade é resultado de parceria entre Unidade Hospitalar e Cartório de Registro Civil.
A partir desta segunda-feira (7), bebês que nascerem na maternidade do Hospital Regional de Irecê, poderão ser registrados no próprio hospital. Através de uma parceria entre a Unidade Hospitalar e o Cartório de Registro Civil, foi possível implantar no hospital, uma Unidade Interligada de Registo Civil.
O agricultor Micael Araújo de Oliveira não escondia a emoção ao registrar, na última semana, o nome do filho Noah Santos Araújo em uma unidade do Cartório de Registro Civil de Irecê. O momento, por si só, único na vida dos pais, trazia naquele instante outros ingredientes especiais, já que o registro pôde ser feito no mesmo dia em que Micael foi buscar o filho e a esposa, Jossicleide Santos da Silva, no Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho – administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce. A comodidade só foi possível graças a instalação, no próprio complexo hospitalar, de uma unidade do cartório.
“Fiquei muito satisfeito em poder sair do hospital com minha esposa, com nosso bebê e já com o registro de nascimento”, disse o pai ao descrever a alegria de levar para casa o pequeno Noah, já registrado e com todos os direitos sociais assegurados.
Segundo Ingrid Rafaelly, líder geral do hospital, a presença desse serviço vem garantindo que a emissão da certidão de nascimento seja realizada antes da alta do recém-nascido e durante a internação da mãe. “É um ganho imensurável o registro civil in loco das crianças internadas no Hospital Regional de Irecê. Essa unidade agregou muito para o complexo de saúde e para as famílias aqui acolhidas. Nosso agradecimento ao promotor Antônio Leal e a todos os profissionais do Cartório de Registro pela dedicação”, ressalta Ingrid.
Destinada ao atendimento exclusivo aos recém-nascidos no hospital, a unidade do cartório funciona de segunda a sexta, das 8h às 13h. Para realizar o registro da certidão, basta apresentar a Declaração de Nascido Vivo (DNV), emitida pelo hospital, além dos documentos originais de identificação com foto dos genitores.