São João de Irecê atrai mais de 500 mil pessoas e gera incremento de R$150 milhões na economia local
Patrimônio Imaterial do povo e Tradição Cultural com 45 anos de história, o São João de Irecê também tem um papel estratégico na vida financeira, nos meios de produção, consumo, geração de renda, assim como na qualidade de vida de toda a comunidade. Este ano, apenas em junho, houve um incremento de 150 milhões de reais na economia local – aumento substancial de 45% em relação aos meses anteriores. No mesmo período, foram criados mais de 4 mil empregos diretos e indiretos.
Em 2023, 120 atrações musicais promoveram mais de 150 horas de festa, levando em conta toda programação cuidadosamente montada pela Gestão Municipal nos dois palcos principais do circuito, no Barracão Zé Bigode, coreto da Vila Caraíbas, Trator do Forró, Esquentas de São João e Mercadão. De acordo com dados da Central de Reconhecimento Facial, aproximadamente 500 mil pessoas circularam pela Cidade do São João nos cinco dias de folia, média de 100 mil por dia. Irecê recebeu neste período cerca de 50 mil pessoas entre turistas e visitantes de todo território.
O governador Jerônimo Rodrigues, que escolheu Irecê para prestigiar a abertura dos festejos juninos da Bahia, ficou encantado com a festa. “Irecê está se destacando e criando a cultura de um São João famoso. A praça é lindíssima e nos dias seguintes ainda tem o Mercadão aberto para as pessoas se alimentarem”.
“São números impressionantes, que mostram a força da nossa Cultura e evidenciam o papel fundamental do São João na Economia e na vida da população ireceense. Sem dúvida alguma, todos os nossos esforços se justificam para manter viva essa tradição maravilhosa, que vai continuar a ser passada de geração em geração, por muitos e muitos anos”, ressaltou o prefeito Elmo Vaz.