Eventos marcam aniversário de 25 anos do Parque Nacional em Morro do Chapéu
"Presença notável de felinos de grande porte destaca esse parque como uma verdadeira jóia na área de conservação”
Nos dias 24 e 25 de agosto, o Inema por meio do Conselho Gestor das UC’s do Morro do Chapéu, realizou uma série de atividades em comemoração aos 25 anos do Parque Estadual do Morro do Chapéu e do Monumento Natural Cachoeira do Ferro Doido.
As atividades foram importantes para o fortalecimento das nossas áreas protegidas, para divulgação das ações de conservação e para o desenvolvimento territorial a partir de uma perspectiva sustentável.
A programação abordou temas fundamentais visando buscar soluções para a gestão das áreas de conservação. Isso permitiu que o público compartilhasse suas preocupações ambientais, as quais foram discutidas com Welton Costa, chefe de gabinete do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema); Araci Dias, Diretora de Políticas de Biodiversidade e Florestas da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema); e Edna Márcia, promotora do Ministério Público de Irecê.
Situado na Chapada Diamantina, o Parque Estadual Morro do Chapéu desempenha um papel importante na preservação de espécies raras e ameaçadas. Seu amplo território inclui a vegetação característica da Caatinga, além de dunas e vegetação que floresce em afloramentos rochosos, enfeitados por orquídeas, bromélias e cactáceas. “A presença notável de felinos de grande porte destaca esse parque como uma verdadeira joia na área de conservação”, explica Mateus, gestor do Parque.