Semi Anel Viário de Irecê será batizado com nome de Maria Vaz
Dona Mariazinha, como era carinhosamente conhecida, é mãe do prefeito Elmo Vaz.
Marco do Desenvolvimento Urbano da região de Irecê, o Semi Anel Viário prestes a ser inaugurado pelo Governo do Estado, vai se chamar Avenida de Contorno Maria Vaz. A indicação, aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa, foi protocolada pela deputada estadual Fabíola Mansur (PSB).
Na justificativa, a parlamentar fez um breve resumo da vida de Dona Mariazinha, como era carinhosamente conhecida a mãe do prefeito Elmo Vaz. Do nascimento, em Gentio do Ouro, destacando a infância feliz e a relação de amor com os pais e irmãos; ao casamento com o senhor Joel Francisco de Matos, em 1960, e a luta para criar e educar os cinco filhos desta união tão bonita, que durou quase seis décadas.
Ao longo da sua trajetória, Dona Mariazinha foi uma entusiasta da Educação pública de qualidade e também nutriu grande interesse pela política. Mulher empreendedora, caridosa e de espiritualidade elevada, se destacou pela atuação social em prol dos menos favorecidos e foi uma das fundadoras da ABAI (Associação Beneficente ao Ancião de Irecê).
Em reconhecimento aos serviços prestados à sociedade, em uma das rotatórias do Semi Anel será instalado um monumento em memória desta grande personagem do Território de Irecê, falecida em 2016. Assinada pelo artista plástico Jaílson Paiva, a escultura é feita em aço e tem acabamento de pintura automotiva.
A Avenida de Contorno Maria Vaz será oficialmente inaugurada nesta sexta-feira (26), durante evento com o governador Jerônimo Rodrigues, o prefeito Elmo Vaz, dentre outras autoridades. Com 7,5 km de extensão, mão dupla, ciclovia, calçada e acostamento, o Semi Anel Viário de Irecê conecta três rodovias estaduais e vai reduzir o tráfego de veículos pesados na Avenida Primeiro de Janeiro e facilitar o escoamento da produção agrícola de todo o território.