Hospital Regional de Irecê realiza corrida e estimula hábitos saudáveis junto à população
A funcionária pública Railda Ferreira, de 67 anos, descobriu um câncer de bexiga em março de 2022, e após um período de tratamento e cirurgia encontrou na atividade física um importante aliado para a manutenção da saúde. “Hoje, faço caminhada todos os dias, além de musculação e zumba. Passei a ter qualidade de vida, a partir do momento em que comecei a cuidar de mim”, afirma. Dona Rai, como é carinhosamente conhecida, foi um dos 360 participantes do 1º Regional Run, corrida promovida pelo Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, unidade vinculada ao governo do estado e administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) em Irecê.
Realizado no último dia 1º, o evento esportivo teve como objetivo despertar a atenção do público para a importância na adoção de hábitos saudáveis de vida, seja através da atividade física, de uma alimentação balanceada ou de momentos de lazer. Lição essa defendida pelo aposentado Brivaldo Moitinho, de 86 anos, que participou da corrida em Irecê já de olho no próximo desafio. “Já estou me preparando para disputar, ainda este ano, a 99ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre, em São Paulo”, revela.
De acordo com o ortopedista Emerson Gadea, um dos organizadores do 1º Regional Run, a atividade física segue sendo um importante aliado para as pessoas que buscam se livrar de questões como o sedentarismo, o peso excessivo e o uso de medicamentos. “Foi o que aconteceu comigo. A partir da prática regular de atividade física não precisei mais tomar remédios para hipertensão”, relata. Reunindo participantes de todas as idades, a corrida promete entrar de forma permanente no calendário de eventos anuais promovido pelo Hospital Regional de Irecê. “A primeira edição foi um verdadeiro sucesso, e agora é nos prepararmos para a próxima corrida. O propósito do Regional Run é justamente motivar a população a ter na saúde o seu foco de vida”, explica Ingrid Rafaelly, líder geral da unidade hospitalar.
A corrida resultou em 24 ganhadores nas categorias 18 a 29, 30 a 39, 40 a 49, 50+ e convidados para o masculino e feminino. A classificação geral do Regional Run levou Frederic Melo ao primeiro lugar, Jarlon de Souza para o segundo e Emerson Gadea no terceiro lugar no masculino. A classificação geral feminino ficou com Cibele Menezes alcançando o primeiro lugar, Camila Barreto conquistou a segunda colocação e Jennifer Gomes o terceiro lugar.