Irecê registra em média 25 queixas de desrespeito ao distanciamento social por dia
Grande parte da população obedece regras, mas irregularidades continuam sendo cometidas, incluindo nos povoados da cidade
Com o objetivo maior de combater o avanço do novo coronavírus na cidade, a prefeitura de Irecê lançou um número de apoio para que as pessoas pudessem fazer denúncias de aglomerações ou irregularidades que desrespeitassem os decretos lançados desde o início da pandemia. Através do número (74) 99810-0548, a população pode enviar mensagens através do aplicativo WhatsApp informando as autoridades.
O WhatsApp Denúncia, como é chamado, tem sido uma importante ferramenta de combate aos desordeiros. Diariamente o serviço recebe de 25 a 30 denúncias por diversos motivos, mas a grande maioria gira em torno das aglomerações nos mercados, bares funcionando irregularmente ou pessoas que chegam de viagem e desrespeitam o isolamento obrigatório de 14 dias. Com relação aos bares, as denúncias mais frequentes estão localizadas nos povoados de Irecê. São neles, os povoados, que as pessoas têm encontrado mais chance de burlar os decretos.
As denúncias, após passarem por apurações, são enviadas para a vigilância sanitária e se persistirem partem para a polícia militar. As ligações sobre ônibus clandestinos tem ocorrido, mas não com frequência, e elas são encaminhadas para a Superintendência de Transportes Municipal (STM) para ser checadas.
As queixas de pessoas que chegam de viagem também são muito costumeiras. Um número específico foi criado apenas para esse assunto, é o (74) 99999-4070. Quem chega de fora e desrespeita o isolamento de 14 dias pode ser obrigado pela vigilância sanitária a permanecer em casa.
Da redação