Covid-19: Prefeito de Irecê decreta ‘lockdown’ no bairro da Asa Sul
Região tem maior incidência de contágio da Covid-19, com 6 casos confirmados.
O prefeito de Irecê, Elmo Vaz (PSB), anunciou nesta segunda-feira (8) a ampliação das medidas de isolamento social no município para o combate da Covid-19, e decretou o ‘lockdown’ (confinamento) no bairro Asa Sul – para conter a disseminação do novo coronavírus. Parte do bairro Recanto das Árvores também será atingida pelas novas medidas. Dos 25 casos confirmados, onze pacientes já são considerados curados. Catorze permanecem em isolamento e são monitorados pela equipe de saúde do município.
O lockdown é, na prática, a medida mais radical imposta por governos para que haja isolamento social – uma espécie de bloqueio total em que as pessoas devem, de modo geral, ficar em casa. O Asa Sul é o bairro de maior incidência de contágio da Covid-19, com 6 casos positivos da doença confirmados. A secretária da saúde do município, Dulce Barreto, afirmou que a medida foi necessária tendo em vista critérios epidemiológicos que apontam a circulação acelerada do vírus na região leste da cidade. A partir desta terça-feira (9) e, inicialmente até segunda-feira (15), passam a vigorar as medidas de ‘fechamento’.
Conforme o documento, as determinações de medidas de ‘lockdown’ no bairro Asa Sul valem para o período entre os dias 7 e 15 de junho, podendo ser prorrogadas.Todos os estabelecimentos comerciais – incluindo restaurante, pizzarias, mercadinhos, por exemplo, não poderão funcionar – devendo atender no serviço delivery, evitando aglomerações.
Igrejas também não poderão realizar cultos nesse período. As medidas, segundo o prefeito Elmo Vaz, têm como objetivo “resguardar a saúde e a vida da população ireceense e conter a propagação do coronavírus”.
Também está terminantemente proibida a circulação de pessoas sem o uso de máscara e a visita em residências e prédios do bairro. O decreto pode ser prorrogado caso não tenha uma diminuição do número de casos confirmados até o dia 15 de junho, quando a situação será analisada pela Secretaria da Saúde de Irecê.
Danton/Da Redação