“Não adianta colocar um leigo em medicina para fazer uma cirurgia”, diz Capitão Alden sobre câmeras na farda da PM
Deputado considera uma falta de respeito não tratar o tema com especialistas
O país segue em ritmo de carnaval, mas a classe política começa a se debruçar sobre um tema polêmico que vem gerando discussões, especialmente, com os políticos de origem militar, a exemplo do deputado federal Capitão Alden (PL-BA). O parlamentar é bastante crítico com a proposta que já vem sendo ventilada em seu estado e agora também tem ganhado a atenção do Governo Federal.
Para o deputado, as discussões que vêm ocorrendo são superficiais e na grande maioria dos casos são desenvolvidas por profissionais que não possuem propriedade sobre o assunto. “Não se coloca um leigo em medicina para fazer uma cirurgia. Isso é o que tem ocorrido com o tema câmeras nos uniformes dos policiais, tem muitos ‘leigos’ querendo ser ‘expert’ em Segurança Pública”, comenta Alden.
Durante seu discurso nesta quarta-feira (16), o parlamentar se posicionou contrário à implantação das câmeras no uniforme da tropa, pois para o deputado as prioridades são outras, como a valorização da carreira, retaguarda social e jurídica, capacitação, equipamentos adequados e blindagens das viaturas policiais. De acordo com o político, sem uma discussão qualificada, a medida será “empurrada goela” abaixo sem os devidos debates, o que vai configurar um desrespeito a categoria e um risco também para a população.
Capitão Alden – Capitão da Polícia Militar e especialista em Prevenção da Violência, Promoção da Justiça, Segurança e Cidadania e Análise Criminal. Com experiência de cerca de 20 anos na Polícia Militar da Bahia. Além disso, o deputado federal é Instrutor de Armamento e Tiro – IAT.