Adutora do São Francisco rompe e abastecimento de água segue interrompido na Região de Irecê
Fornecimento deve ser restabelecido até o fim da tarde de domingo (16), segundo a Embasa.
Com o rompimento da tubulação da adutora do São Francisco, em Xique-Xique, na madrugada de quarta-feira (12), o abastecimento de água na Região de Irecê segue prejudicado, informou a Empresa Baiana de Águas e Saneamento – Embasa.
A Embasa estima que o abastecimento de água em toda a região seja retomado por volta das 18h desta sexta-feira (14).
Municípios afetados
América Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Cafarnaum, Canarana, Central, Ibipeba, Ibititá, Irecê, Itaguaçu, João Dourado, Jussara, Lapão, Presidente Dutra, São Gabriel e Uibaí.
Rompimento e conserto
De acordo com a Embasa, a chuvas, que atingem toda a região de Irecê desde o início do mês de dezembro, causaram o rompimento de parte da tubulação da adutora. Com isso, o abastecimento de água foi totalmente interrompido.
Desde o amanhecer de quarta, equipes da empresa trabalham no conserto. Segundo a empresa de águas, o local do rompimento estava completamente alagado. Porém, os técnicos conseguiram levar o maquinário necessário para escoar toda a água do local.
Em nota, a Embasa informa que devido à interrupção do funcionamento do Sistema Adutor do São Francisco, há dois dias, a empresa está captando água na Barragem de Mirorós, emergencialmente. A Adutora do Feijão já entrou em operação no final da tarde de hoje (13). O uso emergencial da água da barragem está dentro da margem da outorga mensal prevista, e deve acontecer apenas durante o fim de semana, quando o fornecimento de água deverá ser restabelecido.
O funcionamento da Adutora do São Francisco foi interrompido na madrugada da última quarta-feira (12), após vazamento em um trecho da tubulação. O ponto de quebramento está situado em uma área de baixada, dentro de um túnel que atravessa a BA-052, onde a adutora está instalada. As últimas chuvas que caíram na região alagaram a área, e o volume da água acumulada aumentou com o vazamento na adutora.
Os trabalhos foram suspensos na noite de hoje, devido à dificuldade de acesso ao trecho danificado. Amanhã, sexta-feira, as equipes retornarão ao local, para concluir o conserto da tubulação.
Com a operação da Adutora do Feijão em conjunto com a Adutora do São Francisco, será possível reforçar o fornecimento de água nas 16 cidades atendidas pelo Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Irecê.
Da Redação