Após chapas contestadas, oposição ‘elege’ Mesa Diretora na Câmara de Irecê
Em decisão monocrática, bancada ignorou parecer jurídico e abriu nova sessão.
O que era para ser um embate entre duas candidaturas à presidência da Câmara de Vereadores de Irecê, para o biênio 2019/2020, lideradas por Tertuliano Lobório ‘Tertinho’ (PTB) e Paulo Joaquim ‘Paulinho do Destak’ (Podemos), neste sábado (15) – virou uma sessão de discussões e reviravoltas. O primeiro capítulo terminou com o adiamento da votação para a Mesa Diretora.
Os parlamentares começaram a sessão por volta das 19h, quando se depararam com um documento jurídico apresentado pelo vereador Murilo Franca argumentando inconstitucionalidade das chapas apresentadas à secretaria da Casa, no dia 5 de dezembro de 2018 – prazo final estabelecido no Regimento Interno da Casa para registro de chapas.
Com isso, o presidente Figueiredo declarou cassados os registros das duas chapas e estabeleceu prazo de cinco dias para a composição de novas chapas, remarcando a eleição para o próximo dia 20 de dezembro. Podendo, inclusive, até uma hora antes da Sessão de votação, as chapas concorrentes serem registradas. Em seguida, os vereadores da bancada de oposição criticaram a decisão de Amorim, que encerrou os trabalhos legislativos.
Mesmo sem a presença de sete vereadores que compõem a base de apoio ao prefeito Elmo Vaz (PSB), e depois de o presidente Rogerio Amorim (PSB) suspender a sessão, a bancada de oposição ignorou o parecer jurídico, abriu nova sessão da Câmara Municipal de Irecê – e com chapa única – por oito votos a zero elegeu Paulinho do Destak como o novo presidente do legislativo municipal para o biênio 2019/2020.
A bancada de oposição disse que o vereador Edilson Cachoeira poderia liderar a mesa diretora após o presidente Figueiredo encerrar a sessão, por ser o atual vice-presidente da Casa, e ter legitimidade assegurada pelo Regimento Interno da Casa para comandar os trabalhos.
A Polícia Militar também foi acionada para manter a ordem e a segurança dos parlamentares. No final, a chapa encabeçada por Paulinho do Destak foi eleita.
A nova Mesa Diretora eleita neste sábado (15) é formada pelos seguintes nomes:
Presidente: Paulinho do Destak (Podemos).
Vice-presidente: Léo da Unibel (PSDB).
1° Secretário: Toinho do Judô (PRB).
2° Secretária: Valdereis Lopes (PSD).
Da Redação